Blog – Heyacavalo

Confira as doenças transmitidas por moscas e quais são os tratamentos indicados para garantir o bem-estar do seu campeão

As moscas são um problema frequente pra todo mundo, mas para os cavalos elas são ainda piores.

Geralmente as épocas mais quentes do ano costumam ser repletas de insetos, principalmente as moscas, que podem transmitir doenças sérias e graves para os campeões.

Naturalmente atraídas pelas secreções equinas, como saliva, lágrimas e suor, esses insetos podem causar falta de concentração, irritação dos olhos, estresse diário e infecções nos animais, sem contar doenças sérias.

Então, para que você entenda mais sobre o assunto e saiba como lidar com o problema, sempre priorizando a saúde do seu campeão, continue a leitura!

Os problemas que as moscas causam aos cavalos

As moscas são insetos voadores muito ágeis e pequenos, sendo difíceis de capturar com facilidade. Portanto, é normal que eles sejam dificilmente “impedidos” de incomodar os cavalos.

As moscas podem causar diversos problemas aos cavalos, como:


Conjuntivite

A conjuntivite afeta os tecidos oculares e também a córnea, podendo causar danos na visão e afetar o desempenho do campeão em trabalhos.

Além disso, sua qualidade de vida pode decair muito se não houver o tratamento ideal, que consiste em avaliação médica e uma combinação de medicamentos orais e oftalmológicos, como antibióticos, pomadas e/ou colírios.


Dermatite

Seus sinais costumam ser vistos por conta de assaduras, mas o diagnóstico pode ser um pouco difícil, pois a causa da dermatite pode ser apenas uma ou multifatorial.

A saliva de algumas espécies de mosca é a causadora das feridas no animal, que poderá coçar ou lesionar os próprios membros em busca de um pouco de alívio do seu desconforto.

Além disso, caso as feridas não sejam tratadas, podem se tornar propícias para outros insetos, que podem depositar seus ovos ou larvas no animal.


Habronemose

Também conhecida como “esponja”, a habronemose cutânea é uma verminose causada por larvas. Ela causa prejuízos estéticos nos cavalos e pode diminuir seu rendimento em trabalhos, algo negativo para quem compete com seus animais.

E como as moscas se reproduzem mais no verão, a doença costuma acometer os animais preferencialmente durante o verão. Por isso, é importante que os cuidados sejam intensificados durante as altas temperaturas.

Para tratar a doença, a forma mais efetiva é através de agentes locais e sistêmicos, que eliminam as larvas presentes no estômago e também ajudam a controlar os parasitas cutâneos.


Anemia infecciosa equina

A doença pode ser assintomática, mas se o seu cavalo demonstrar falta de apetite, febre e baixo rendimento esportivo, pode ser que ele tenha sido acometido pela anemia infecciosa equina, que pode levar o animal à morte dentro de três dias.

Causada pela picada de tabanídeos (moscas de trabalho) e de moscas comuns de estábulo, ela pode gerar fadiga e fraqueza em níveis consideráveis. O tratamento, no entanto, não existe.

Neste caso, o animal fica isolado dos outros até que seja sacrificado. A prevenção da doença, por outro lado, é simples: evite compartilhar seringas entre os animais, prefira as esporas grossas em vez das finas e limpe os acessórios e equipamentos do animal sempre com água e sabão.

Agora que você sabe quais as principais doenças e infecções causadas pelas moscas, está na hora de conferir formas de evitar que elas afetem a saúde desses belos animais.


Como evitar que as moscas prejudiquem os cavalos

A mosca doméstica, a mosca maruim e a mosca de estábulo costumam ser as mais comuns nos ataques aos equinos. Como você pôde ver, os animais ficam propensos a diversas doenças e problemas causados por esses insetos.

Então, chegou o momento de conhecer alternativas para evitar a incidência das moscas e proteger os cavalos:


Limpeza

Os espaços que o animal fica devem ser limpos preferencialmente todos os dias.

Certifique-se de que o esterco é retirado dos locais várias vezes ao dia e de que os restos de ração e alimentos também sejam descartados longe do local de alimentação do cavalo.

Também é importantíssimo que os alimentos e rações sejam bem conservados, longe de moscas.


Uso de produtos químicos

Algumas soluções químicas, como sprays inseticidas, também podem ser uma boa forma de afastar as moscas. Geralmente esses produtos são pulverizados nos locais que os cavalos ficam e pedem apenas algumas horas de afastamento do animal, evitando intoxicações.

Existem ainda sprays para passar nos cavalos, que funcionam como um repelente. No entanto, é importante passar frequentemente o produto, pois a transpiração do animal pode eliminar o produto rapidamente de seu corpo.


Máscaras de proteção

As máscaras e capas de proteção são a forma mais eficiente de proteger os cavalos dos desconfortos causados pelas moscas.

Feitas em materiais resistentes e adequados para o biotipo do cavalo, as máscaras de proteção não atrapalham a visão do animal e ainda podem fazê-lo se sentir mais calmo e centrado, ajudando nos trabalhos.

Então, que tal intensificar os cuidados com o seu campeão? Na HEYA Cavalos temos uma máscara antimoscas que vai ser a solução para os seus problemas com moscas!

Acesse nosso e-commerce e conheça outros produtos que ajudam a cuidar do seu cavalo, com qualidade e eficiência.